PRÉ-ESCOLA

 

 

 

 

 

 


AMOSTRA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL / PRÉ-ESCOLA


TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS
 

Artes

- Brincar de massa de modelar (ou argila) explorando cores, formas e volumes ao criar objetos diversos. Fazer uma exposição das produções.  

- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando suas produções.

 - Fazer desenhos espontâneos utilizando giz de cera, canetinhas ou lápis de diferentes cores.

- Reconhecer as cores presentes na natureza e no dia a dia nomeando-as, com o objetivo de fazer a correspondência entre cores e elementos.

- Fazer desenhos de observação de cenas ou objetos, focando nos detalhes. Expor suas produções para enfeitar a casa.

-  Pintar usando diferentes materiais: aquarela, tinta guache, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, etc. O adulto pode fazer um desenho simples para a criança pintar.

- Fazer desenhos com temas sugeridos: animais, família, casa, parque, natureza, etc. 

- Fazer recortes de figuras e colagens.

- Construir castelos e outras esculturas com areia. 

 

- Para a criação de produções artísticas, oferecer a possibilidade de contato, uso e exploração de diversos materiais, como caixas, latinhas, diferentes papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, pedaços de pano, etc.

 

- Visitar exposições de artistas.

 

- Assistir filmes e animações infantis.

 

-  Diariamente oferecer um espaço (cantinho ou ateliê) para diversas atividades livres como: desenhar, pintar, modelar, fazer construções e colagens dando autonomia para o acesso e uso dos materiais.

- Fazer desenho com cola e areia.

- Adaptar um desenho a partir de uma colagem.

- Criar rostos e máscaras com diferentes formas.

- Fotografar expressões. Criar legendas para imagens produzidas.

- Fazer desenho de observação da natureza.

- Pintura com aquarela.

Com nosso acervo:

- Construir brinquedos artesanais com sucatas.

- Fazer dobraduras simples e origamis.

- Esculturas de balões.

- Trabalhos manuais fáceis.

- Entrar em contato com formas diversas de expressão artística como pinturas e esculturas. 

- Conhecer e apreciar diferentes produções artísticas de sua cultura e de outras culturas.   

- Usar uma variedade de materiais artísticos para se expressar.

- Uma infinidade de sugestões de atividades de artes.

...........................................................................................................................................................

Música

- Criar sons, ouvir, apreciar, brincar, cantar e dançar.

- O trabalho com a música pode reunir fontes sonoras diversas: brinquedos, objetos do cotidiano, instrumentos musicais, a voz, etc.

- Perceber diferentes sons à sua volta: o som da chuva, dos passarinhos, das pessoas a falar, dos motores dos carros, etc.

- Contar histórias ou brincar com bonecos fazendo diferentes vozes dos personagens. Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons.

- Produzir sons, utilizando o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada. Exemplos: Pirulito que bate-bate, Parabéns pra você, Se você está feliz bata palmas, etc.       

- Produzir sons utilizando diferentes materiais e instrumentos musicais disponíveis. Exemplos: chocalhos, apitos, sinos, violão, pianinho, brinquedos sonoros, etc.

- Criar sons explorando novos materiais para acompanhar canções ou inventar criações musicais. Exemplo: batucar, bater com uma colher em uma lata, etc.

- Escutar música infantil, envolver-se com seu corpo buscando mover-se no compasso da canção.

- Cantar canções conhecidas e músicas inventadas.

- Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.

- Descobrir canções da cultura local da sua região.

- Ouvir a própria voz em gravações. Ouvir vozes gravadas de pessoas conhecidas cantando.

 

- Criar movimentos de dança espontânea ouvindo músicas infantis diante do espelho.

 

- Brincar de esconde esconde de objetos sonoros.

- Perceber e identificar os sons da natureza: mar, vento, chuva, trovão...

Com nosso acervo :

- Conhecer brincadeiras, jogos, músicas e danças.

- Confeccionar diferentes instrumentos musicais com materiais alternativos para utilizar em brincadeiras cantadas como: sucatas, materiais recicláveis, garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas, embalagens, grãos, pedrinhas, grãos e materiais de acabamento.

- Ampliar o repertório de canções para desenvolver memória musical.

- Conhecer diferentes expressões da cultura musical brasileira.

- Apreciar a diversidade de produção artística de diferentes culturas.

- Apreciar apresentações musicais de grupos musicais como orquestras, corais, bandas, etc.

- Explorar, no contato com objetos e instrumentos musicais, os sons agudos e graves (altura), tocar forte ou fraco (intensidade), produzir sons curtos ou longos (duração).

- Reconhecer sons de instrumentos musicais.

- Ouvir canções buscando cantar junto ou imitar os gestos.

- Reconhecer canções características que marcam eventos ou festividades como Carnaval, Páscoa, Natal e Quadrilha.

 

- Participar de jogos e brincadeiras musicais.

- Dançar uma infinidade de músicas. Ao som de diversos ritmos.

- Conhecer jogos e brincadeiras musicais da cultura infantil: canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas, etc.

- Reconhecer e cantar cantigas de roda.

Todos os direitos autorais reservados para Pré-escola.com.br

Acesse nossa apostila completa de atividades de educação infantil no site www.pre-escola.com.br