AMOSTRA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL / PRÉ-ESCOLA
TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS
Artes
- Brincar de massa de
modelar (ou argila) explorando cores, formas e volumes ao criar objetos
diversos. Fazer uma exposição das produções.
- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando suas produções.
-
Fazer desenhos espontâneos utilizando giz de cera, canetinhas ou lápis de
diferentes cores.
- Reconhecer as cores presentes na natureza e no dia a dia nomeando-as, com o
objetivo de fazer a correspondência entre cores e elementos.
- Fazer desenhos de observação de cenas ou objetos, focando nos detalhes. Expor
suas produções para enfeitar a casa.
-
Pintar usando diferentes materiais: aquarela,
tinta guache, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, etc. O adulto
pode fazer um desenho simples para a criança pintar.
- Fazer desenhos com
temas sugeridos: animais, família, casa, parque, natureza, etc.
- Fazer recortes de figuras e colagens.
- Construir castelos e outras esculturas com areia.
- Para a criação de produções artísticas, oferecer a possibilidade de contato,
uso e exploração de diversos materiais, como caixas, latinhas, diferentes
papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, pedaços de pano, etc.
- Visitar exposições de artistas.
- Assistir filmes e animações infantis.
-
Diariamente oferecer um espaço (cantinho ou ateliê) para diversas atividades
livres como: desenhar, pintar, modelar, fazer construções e colagens dando
autonomia para o acesso e uso dos materiais.
- Fazer desenho com cola e areia.
- Adaptar um desenho a partir de uma colagem.
- Criar rostos e máscaras com diferentes formas.
- Fotografar expressões. Criar legendas para imagens produzidas.
- Fazer desenho de observação da natureza.
- Pintura com aquarela.
Com nosso acervo:
- Construir brinquedos artesanais com sucatas.
- Fazer dobraduras simples e origamis.
- Esculturas de balões.
- Trabalhos manuais fáceis.
- Entrar em contato
com formas diversas de expressão artística como pinturas e esculturas.
- Conhecer e apreciar diferentes produções artísticas
de sua cultura e de outras culturas.
- Usar uma variedade de materiais artísticos para se expressar.
- Uma infinidade de sugestões de atividades de artes.
...........................................................................................................................................................
Música
-
Criar sons,
ouvir, apreciar, brincar, cantar e dançar.
- O trabalho com a música pode reunir fontes sonoras diversas: brinquedos,
objetos do cotidiano, instrumentos musicais, a voz, etc.
- Perceber diferentes sons à sua volta: o som da chuva, dos passarinhos, das
pessoas a falar, dos motores dos carros, etc.
- Contar histórias ou
brincar com bonecos fazendo diferentes vozes dos personagens.
Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons.
- Produzir sons,
utilizando o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada.
Exemplos: Pirulito que bate-bate, Parabéns pra você, Se você está feliz bata
palmas, etc.
- Produzir sons utilizando diferentes materiais e instrumentos musicais
disponíveis. Exemplos: chocalhos, apitos, sinos, violão, pianinho, brinquedos
sonoros, etc.
- Criar sons explorando novos materiais para acompanhar canções ou inventar
criações musicais. Exemplo: batucar, bater com uma colher em uma lata, etc.
- Escutar música infantil, envolver-se com seu corpo buscando mover-se no
compasso da canção.
- Cantar canções
conhecidas e músicas inventadas.
- Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.
- Descobrir canções da cultura local da sua região.
- Ouvir a própria voz em gravações. Ouvir vozes gravadas de pessoas conhecidas
cantando.
- Criar movimentos de dança espontânea ouvindo músicas infantis diante do
espelho.
- Brincar de esconde esconde de objetos sonoros.
- Perceber e identificar os sons da natureza: mar, vento, chuva, trovão...
Com nosso acervo :
- Conhecer brincadeiras, jogos, músicas e danças.
- Confeccionar
diferentes instrumentos musicais com materiais alternativos para utilizar em
brincadeiras cantadas como: sucatas, materiais recicláveis,
garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas, embalagens, grãos, pedrinhas, grãos e
materiais de acabamento.
- Ampliar o repertório
de canções para desenvolver memória musical.
- Conhecer diferentes
expressões da cultura musical brasileira.
- Apreciar a diversidade de produção artística de diferentes culturas.
- Apreciar apresentações musicais de grupos musicais como orquestras, corais,
bandas, etc.
- Explorar, no contato com objetos e instrumentos musicais, os sons agudos e
graves (altura), tocar forte ou fraco (intensidade), produzir sons curtos ou
longos (duração).
-
Reconhecer sons de instrumentos musicais.
- Ouvir canções buscando cantar junto ou imitar os gestos.
- Reconhecer canções características que marcam eventos ou festividades como
Carnaval, Páscoa, Natal e Quadrilha.
-
Participar de jogos e brincadeiras musicais.
- Dançar uma infinidade de músicas. Ao som de diversos ritmos.
- Conhecer jogos e brincadeiras musicais da cultura infantil:
canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas, etc.
- Reconhecer e cantar cantigas de roda.
Todos os direitos autorais reservados para Pré-escola.com.br
Acesse atividades de educação infantil no site www.pre-escola.com.br