Objetivos de Aprendizagem
e Desenvolvimento da
Educação Infantil
BNCC - Base Nacional
Comum Curricular (MEC)
A Pré-escola.com.br desenvolveu atividades para alcançar todos os objetivos de aprendizagem abaixo.
Quer brincar ? Vem para a www.casadoteatro.com.br
Crianças bem pequenas |
Crianças pequenas |
(EI02CG01) Apropriar-se de
gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos
jogos e
brincadeiras. |
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de
sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo,
dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e
atividades de diferentes naturezas. |
(EI03CG02) Demonstrar controle
e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras
possibilidades. |
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar),
combinando movimentos e seguindo orientações. |
(EI03CG03) Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos
e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. |
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado
relacionados a higiene,
alimentação, conforto e aparência. |
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais,
adquirindo controle para
desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas. |
Crianças bem pequenas |
Crianças pequenas |
(EI02TS01) Criar
sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para
acompanhar diversos ritmos de música. |
(EI03TS01) Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos
musicais durante
brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais,
festas. |
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de
manipulação (argila, massa
de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos,
formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais. |
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes
sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções,
músicas e melodias. |
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades
do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as
em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
Crianças bem pequenas |
Crianças pequenas |
(EI02EF01) Dialogar
com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e
opiniões. |
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas
vivências, por meio da linguagem
oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras
formas de expressão. |
(EI02EF02) Identificar
e criar diferentes sons
e reconhecer rimas e
aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. |
(EI03EF02) Inventar brincadeiras
cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. |
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de
histórias e outros textos, diferenciando
escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do
adulto-leitor, a direção
da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). |
(EI03EF03) Escolher e
folhear livros, procurando orientar-se por temas e
ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. |
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história
narrada, identificando cenários,
personagens e principais acontecimentos. |
(EI03EF04) Recontar
histórias ouvidas e planejar
coletivamente roteiros
de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a
estrutura da história. |
(EI02EF05) Relatar
experiências
e fatos
acontecidos, histórias
ouvidas, filmes
ou peças teatrais
assistidos etc. |
(EI03EF05) Recontar
histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o
professor como escriba. |
(EI02EF06) Criar
e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
(EI03EF06) Produzir
suas próprias histórias
orais e escritas (escrita espontânea), em situações com
função social significativa. |
(EI02EF07) Manusear
diferentes portadores textuais,
demonstrando reconhecer seus usos sociais. |
(EI03EF07) Levantar
hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores
conhecidos, recorrendo a estratégias de
observação gráfica e/ou de leitura. |
(EI02EF08) Manipular
textos e participar de situações de escuta para ampliar
seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de
sala, cardápios, notícias etc.). |
(EI03EF08) Selecionar
livros e textos de
gêneros conhecidos para
a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura
(partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura
das ilustrações
etc.). |
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita
para desenhar, traçar
letras e outros sinais
gráficos. |
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita,
realizando registros de
palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Crianças bem pequenas |
Crianças pequenas |
(EI02ET01) Explorar e descrever
semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos
(textura, massa, tamanho). |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas
propriedades. |
(EI02ET02) Observar, relatar
e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos
naturais (luz solar, vento, chuva etc.). |
(EI03ET02) Observar e descrever
mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre
eles, em experimentos
envolvendo fenômenos
naturais e artificiais. |
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais
nos espaços da instituição e fora dela. |
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para
responder a questões sobre a natureza,
seus fenômenos, sua conservação. |
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima,
embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
(EI03ET04) Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em
diferentes suportes. |
(EI02ET05) Classificar
objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma
etc.). |
(EI03ET05) Classificar objetos
e figuras de acordo com suas semelhanças
e diferenças. |
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes,
durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). |
(EI03ET06) Relatar
fatos importantes sobre
seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus
familiares e da sua comunidade. |
(EI02ET07) Contar
oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos
diversos. |
(EI03ET07) Relacionar números
às suas respectivas quantidades
e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
(EI02ET08) Registrar
com números a quantidade
de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de
objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
(EI03ET08) Expressar medidas
(peso, altura etc.), construindo gráficos
básicos. |
Crianças bem pequenas |
Crianças pequenas (Pré-escola) |
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com
crianças e adultos. |
(EI03EO01) Demonstrar empatia
pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e
maneiras de pensar e agir. |
(EI02EO02) Demonstrar imagem
positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar
dificuldades e desafios. |
(EI03EO02) Agir de maneira independente,
com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. |
(EI02EO03) Compartilhar
os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e
adultos. |
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes
de participação e
cooperação. |
(EI02EO04) Comunicar-se
com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e
fazendo-se compreender. |
(EI03EO04) Comunicar
suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas
diferentes, respeitando
essas diferenças. |
(EI03EO05) Demonstrar valorização
das características de seu corpo e respeitar as
características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. |
(EI02EO06) Respeitar regras
básicas de convívio
social nas interações e brincadeiras. |
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos
de vida. |
(EI02EO07) Resolver conflitos
nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto. |
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com
crianças e adultos. |
A TRANSIÇÃO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
SÍNTESE
DAS APRENDIZAGENS |
|
O eu, o outro e o nós |
Respeitar e expressar
sentimentos e emoções. |
Corpo, gestos e movimentos |
Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que
contribuem para o cuidado
de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis. |
Traços, sons, cores e formas |
Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e
interagir com a música,
percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva. |
Escuta, fala, pensamento e imaginação |
Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de
interação, por diferentes meios. |
Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações |
Identificar, nomear adequadamente e comparar as
propriedades dos objetos,
estabelecendo relações entre eles. |
MEC, 2020. basenacionalcomum.mec.gov.br
Nova BNCC Ensino Infantil
www.pre-escola.com.br Educação Infantil Online
Quer brincar ? Vem para a www.casadoteatro.com.br