DCNEI -
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009
Traz como marco conceitual a indissociabilidade entre o cuidar e o
educar.
Alguns pontos:
·
Princípios
Art.
6º
As
propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes
princípios:
-
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao
bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e
singularidades.
-
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do
respeito à ordem democrática.
-
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade
de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
·
Práticas Pedagógicas da Educação Infantil
Eixos
do currículo:
Art. 9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação
Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a
brincadeira, garantindo experiências que:
- Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de
experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação
ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da
criança;
- Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo
domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical;
- Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação
com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e
gêneros textuais orais e escritos;
- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas;
- Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia
das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e
bem-estar;
- Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos
culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e
conhecimento da diversidade;
- Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o
questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza;
- Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas
manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia,
dança, teatro, poesia e literatura;
- Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da
biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o
não desperdício dos recursos naturais;
- Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e
tradições culturais brasileiras;
- Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
·
Currículo:
Art. 3º O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de
práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os
conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental,
científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral
de crianças de 0 a 5 anos de idade.
·
Definição de Criança*:
Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a
criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos
que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua
identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a
sociedade, produzindo cultura.
Fonte :
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
*A
BNCC (2017) reforça a visão da criança como protagonista em todos os
contextos de que faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a
cultura e a sociedade.
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