Corpo, gestos e movimentos
Corpo
- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo em situações como
alimentar-se, usar o vaso sanitário, colocar e tirar roupas, pentear os cabelos,
lavar as mãos, escovar os dentes, buscar água quando sente sede, etc.
Gestos
e habilidades manuais
- Brincar de profissões. Imitar gestos e movimentos típicos de profissionais
como: garçom, secretária, recepcionista, professora, faxineiro, cozinheiro,
enfermeira, vendedora de loja de roupas ou brinquedos, babá, operador de caixa
de supermercado, entre outras.
- Treinar a habilidade de folhear livros.
-
Fazer apresentações de teatro de fantoches ou bonecos.
- Teatro de faz-de-conta. Criar movimentos e gestos ao brincar e representar.
Dramatizar situações do dia a dia ou criar histórias. Usar fantasias ou pedir
emprestado aos pais roupas, sapatos e acessórios.
- Brincar com jogos de montar, empilhar e encaixar pequenas peças, realizando
construções e combinações diversas.
- Desenhar coordenando o movimento das mãos para segurar o giz de cera, canetas
e lápis. Observe se a criança segura o lápis da maneira correta, por exemplo,
sem dobrar o dedão para trás.
- Explorar o uso de tesoura escolar infantil com ponta redonda. Selecionar e
recortar figuras bonitas em revistas e depois colar em uma folha.
- Brincar de massinha manipulando e modelando materiais de diferentes formas.
- Manusear e brincar com elementos do meio natural como: pedras, folhas e flores
caídas no chão, galhos, etc.
- Ensaboar e lavar os brinquedos.
- Planejar uma apresentação de dança.
Movimento
Sempre verificar primeiro se o ambiente é seguro, sem risco de acidentes.
Jogos esportivos:
- Basquete. Bola ao cesto. Improvisar com um balde.
- Futebol. Chute ao gol. Chutar a bola com alguém.
- Jogar e pegar a bola com as mãos em dupla.
- Boliche. Improvisar com garrafas de plástico vazias.
- Correr em zigue-zague desviando de obstáculos (cones, folhas ou galhos).
- Jogar peteca
- Alongar e aquecer antes de iniciar atividades físicas mais intensas.
- Realizar atividades de movimento diariamente como andar e correr. De
preferência, tomar 15 minutos de sol no início da manhã ou no final da tarde
para obter vitamina D essencial para a saúde dos ossos.
- No parquinho da cidade: balançar, escorregar, pendurar-se, escalar, pular,
equilibrar-se, etc. Percorrer trajetos com circuitos e obstáculos para subir,
descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás,
contornar, demonstrando controle e adequação corporal.
- Usar triciclos.
- Conversar com a criança sobre a organização dos brinquedos no espaço do
armário utilizando termos de localização como: dentro, fora, perto, longe, em
cima, ao lado, frente, atrás, no alto, embaixo e outros.
- Virar cambalhotas na cama.
- Participar de situações que envolvam comandos: dentro, fora, perto, longe, em
cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, no alto, embaixo.
Em nosso acervo inúmeras opções de atividades de educação física, brincadeiras e
jogos.
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