O
EU, O OUTRO E O NÓS
Confiança (em suas
capacidades), Respeito (pelas diferenças, outras culturas e regras de convívio)
e Cooperação.
Este campo de experiência trata de atitudes:
Eu
- Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar
dificuldades e desafios.
- Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo
suas conquistas e limitações.
- Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as
características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
O
Outro
- Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e
adultos.
- Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes
sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando
essas diferenças.
- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
O
Nós
- Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e
cooperação.
- Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se
compreender. Comunicar suas ideias.
- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- Compartilhar os objetos e os espaços com crianças e adultos.
- Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um
adulto.
- Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas
interações com crianças e adultos.
Outras atitudes:
- Perseverar frente a desafios ou a novas atividades.
- Compartilhar emoções e sentimentos com seus pais.
- Ter iniciativa, tomar decisões e resolver problemas com autonomia.
- Manter a organização de seus pertences.
- Esperar sua vez para brincar com determinado objeto.
- Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro.
- Participar de festas, eventos ou celebrações típicas de sua cultura como
festas juninas.
- Engajar-se em decisões coletivas, aceitando a escolha da maioria.
- Realizar com maior autonomia ações de escovar os dentes, colocar sapatos ou
o agasalho, pentear os cabelos, servir-se sozinha nas refeições, tomar água,
utilizar talheres adequados, lavar as mãos antes das refeições e depois de
usar tinta ou brincar com areia.
- Reconhecer a importância das pessoas de sua comunidade: agricultor, feirante,
caixa do supermercado, padeiro, cozinheiro, entregador, coletor de lixo,
enfermeiro, o atendente, entre tantos profissionais.
- Ouvir histórias dos povos indígenas, africanos, asiáticos, europeus, de
diferentes regiões do Brasil e de outros países da América.
Pré-escola.com.br