Escuta, fala, pensamento e imaginação
Linguagem
- No dia a dia, dialogar expressando seus desejos, necessidades, sentimentos,
opiniões e ideias construindo frases simples. Ser incentivada a conversar.
- Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças
teatrais assistidos etc.
- Participar de rodas de conversa com a família sobre diversos assuntos.
- Conversar sobre seu álbum de fotos.
- Respeitar sua vez de falar e escutando o outro com atenção.
- Interagir com as pessoas falando e tentando se fazer entender.
- Utilizar expressões de cortesia: cumprimentar,
agradecer, despedir-se e outros.
- Narrar situações do dia a dia. Contar como foi o seu dia.
- Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações.
- Ler textos de livros infantis disponíveis em casa. Acompanhar com o dedo a
parte do texto que está sendo lido.
- Expressar suas opiniões sobre os diferentes textos lidos.
- É importante que a criança tenha acesso aos livros em diferentes momentos do
seu cotidiano e que possa explorá-los e manuseá-los com tempo.
- Identificar a história pela capa do livro. Observar ilustrações dos livros
buscando identificar sua relação com o texto lido. Reconhecer as figuras de um
livro. Perceber que imagens e palavras representam ideias.
- Buscar o título de uma história no índice do livro.
- Selecionar um livro já conhecido e recontar recuperando a história pela
memória e ilustrações.
- Elaborar um novo final para uma história conhecida.
- Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
- Criar e produzir suas próprias histórias a partir de temas do seu interesse.
Ditar para um adulto escrever ou gravar e escutar em seguida.
- Fazer uso de expressões da linguagem da narrativa, como em "era uma vez", ao
recontar ou criar suas próprias histórias.
- Contar uma história com base apenas nas ilustrações dela.
- Dramatizar histórias, criando personagens, cenários, figurino e
o roteiro
de encenação.
- Conhecer e manusear diferentes portadores textuais: jornais, gibis, revistas,
dicionário, livro de receitas, etc.
- Na comunicação escrita: desenhar, rabiscar e traçar letras (escrita
espontânea) para expressar suas ideias.
- Escrever o próprio nome e de algumas pessoas conhecidas.
-
Encorajar a criança a escrever aos seus familiares, ainda que de forma não
convencional: cartas, recados, convites, listas, etc.
- Ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de
ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da
leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Com a
seleção de nossa Biblioteca de leituras e historinhas:
- Ampliar o vocabulário.
-
Participar de situações de escuta de histórias, desenvolvendo o hábito da
leitura.
-
Conhecer histórias com rimas, textos poéticos, poesias e parlendas para recitar
/ declamar nas brincadeiras fazendo uso de ritmo e entonação.
- Ouvir histórias e outros textos literários: poemas, contos, cordel, lendas,
fábulas, etc.
- Gravar poemas para enviar aos familiares.
- Sobre fatos da história narrada, identificar cenários, trama, sequência
cronológica, ação e intenção dos personagens e principais acontecimentos.
Refletir e responder perguntas como: "quem?", "o que?", "quando?", "como?" e
"por quê?".
- Recontar histórias ouvidas e planejar roteiros de vídeos e de encenações,
definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.
- Ouvir um áudio de uma história antes de dormir ou em outro momento do dia.
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Ter acesso à boa literatura e informação cultural alimentando a imaginação.
- Para o desenvolvimento da leitura e escrita, acesse a Pré-alfabetização.
Pré-escola.com.br