Traços, sons, cores
e formas
Música
-
Criar sons,
ouvir, apreciar, brincar, jogar, cantar e dançar.
- O trabalho com a música pode reunir fontes sonoras diversas: brinquedos,
objetos do cotidiano, instrumentos musicais, a voz, etc.
- Perceber diferentes sons à sua volta: o som da chuva, dos passarinhos, das
pessoas a falar, dos motores dos carros, etc.
- Contar histórias ou
brincar com bonecos fazendo diferentes vozes dos personagens.
Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons.
- Produzir sons,
utilizando o próprio corpo, como ao bater palmas, os pés, de forma ritmada.
Exemplos: Pirulito que bate-bate, Parabéns pra você, Se você está feliz bata
palmas, etc.
- Produzir sons utilizando diferentes materiais e instrumentos musicais
disponíveis. Exemplos: chocalhos, apitos, sinos, violão, pianinho, brinquedos
sonoros, etc.
- Criar sons explorando novos materiais para acompanhar canções ou inventar
criações musicais. Exemplo: batucar, bater com uma colher em uma lata, etc.
- Escutar música infantil, envolver-se com seu corpo buscando mover-se no
compasso da canção.
- Cantar canções
conhecidas e músicas inventadas.
- Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.
- Descobrir canções da cultura local da sua região.
- Ouvir a própria voz em gravações. Ouvir vozes gravadas de pessoas conhecidas
cantando.
- Criar movimentos de dança espontânea ouvindo músicas infantis diante do
espelho.
- Brincar de esconde esconde de objetos sonoros.
- Perceber e identificar os sons da natureza: mar, vento, chuva, trovão...
Com nosso acervo :
- Conhecer brincadeiras, jogos, músicas e danças.
- Confeccionar
diferentes instrumentos musicais com materiais alternativos para utilizar em
brincadeiras cantadas como: sucatas, materiais recicláveis,
garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas, embalagens, grãos, pedrinhas, grãos e
materiais de acabamento.
- Ampliar o repertório
de canções para desenvolver memória musical.
- Conhecer diferentes
expressões da cultura musical brasileira.
- Apreciar a diversidade de produção artística de diferentes culturas.
- Apreciar apresentações musicais de grupos musicais como orquestras, corais,
bandas, etc.
- Explorar, no contato com objetos e instrumentos musicais, os sons agudos e
graves (altura), tocar forte ou fraco (intensidade), produzir sons curtos ou
longos (duração).
-
Reconhecer sons de instrumentos musicais.
- Ouvir canções buscando cantar junto ou imitar os gestos.
- Reconhecer canções características que marcam eventos ou festividades como
Carnaval, Páscoa, Natal e Quadrilha.
-
Participar de jogos e brincadeiras musicais.
- Dançar uma infinidade de músicas. Ao som de diversos ritmos.
- Conhecer jogos e brincadeiras musicais da cultura infantil:
canções, acalantos, cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas, etc.
- Reconhecer e cantar cantigas de roda.
Pré-escola.com.br