Solidária |
A sua primeira escola !
Curso e Método de Ensino alinhado ao currículo nacional
Como funciona
Basta sugerir
as atividades, brincadeiras educativas e vídeos para a criança.
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Conteúdo do Programa de Ensino da Educação Infantil On-line : Desenvolvido para abranger todos os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. Subdividimos os Campos de Experiências do currículo escolar nacional em áreas: 1. Corpo, gestos e movimentos - Corpo (progressiva independência no autocuidado, higiene, alimentação, etc) - Gestos e habilidades manuais - Artes (brincar de massinha, desenho, pintura, colagem, fazer brinquedos com sucatas, dobraduras, esculturas, trabalhos manuais...) - Linguagem (dialogar, expressar, relatar experiências e fatos, folhear livros, criar e contar histórias, acompanhar a direção da leitura, escrita espontânea, traçar letras...) - Biblioteca de Leituras (ouvir áudios de historinhas, literatura popular, poesias, fábulas, recontar histórias...) - Pré-alfabetização Saiba como iniciar a alfabetização do seu filho. - Inglês. Algumas atividades de iniciação para despertar o prazer de aprender. 4. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações - Ciências (comparação de objetos, fenômenos naturais, preservação da natureza, cuidado de plantas e animais, registro de observações...) Além de relações espaciais (como acima e abaixo) e temporais (como antes, durante e depois). 5. O eu, o outro e o nós (atitudes) Confiança (em suas capacidades), Respeito (pelas diferenças, outras culturas e regras de convívio) e Cooperação. Materiais necessários: celular, folhas de rascunho, canetas e lápis. |
Quer brincar ? Fazer amigos, se divertir e desenvolver ? Recomendamos a Cursos livres para crianças e jovens. Agende uma aula experimental www.casadoteatro.com.br |
Sistema de Ensino para a Educação Infantil
PERGUNTAS
FREQUENTES:
-
Quais são os principais benefícios para quem
opta pelo
ensino domiciliar
(homeschooling) ?
- Posso ensinar meu filho em casa ?
Sim se ele completa 4 anos de abril a dezembro. Conforme a Resolução Nº 2, de 9 de outubro de 2018 do MEC : "- É obrigatória a matrícula na pré-escola, segunda etapa da Educação Infantil e primeira etapa da obrigatoriedade assegurada pela Constituição Federal, de crianças que completam 4 (quatro) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula inicial.
- As crianças que completam 4 anos de idade após o dia 31 de março devem ser
matriculadas em creches , primeira etapa da Educação Infantil (etapa não
obrigatória).
- A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no
Ensino Fundamental.
- É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis)
anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a
matrícula. - As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão ser matriculadas na Educação Infantil, na etapa da pré-escola." A regulamentação do homeschooling no Brasil está em processo final no momento.
Em alguns locais
como em
Vitória (ES),
o ensino domiciliar (pdf) já foi aprovado para todas as séries.
- Quais são os principais benefícios para quem opta pelo ensino domiciliar
(homeschooling) ?
- Economia de mensalidades com escolas particulares;
- Qualidade do conteúdo completo apresentado;
- Segurança e conforto, sem deslocamentos no trânsito;
-
Liberdade
para a criança e a família,
flexibilidade de horários e
locais de aprendizagem;
- Possibilidade de interagir com outras crianças
da mesma faixa etária: em clubes, centros esportivos, no play-ground do
prédio, no parquinho da cidade,
em casa com amiguinhos da mesma idade,
etc. Sempre claro sob a supervisão de um adulto responsável. Veja a cartilha do MEC sobre educação domiciliar.
- O método de ensino foi desenvolvido por educadores? Sim. Ana Claudia Corrêa é a educadora responsável pelo plano pedagógico. Elaborou o conteúdo e as atividades educativas em 4 bimestres para atingir os objetivos de aprendizagem previstos para esta fase. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Administração Escolar e MBA em Negócios Interativos Digitais pela UFRJ. Experiência como professora em sala de aula de Pré-escola.
Autora do livro “Educação Alimentar e
Nutricional” disponível na Amazon. Mantém a empresa Vitrine Serviços de Informações na Internet desde 1999 e o
curso online de Reeducação Alimentar no
site www.natureba.com.br . Mãe do Eduardo nascido em 2007. Quando ele tinha 2 anos, fez um blog com dicas práticas para grávidas e mães de nenês. Veja aqui vídeos com brincadeiras educativas do canal kids "Vamos brincar de escolinha!".
Ana Claudia Corrêa Pedagoga e Orientadora Educacional
- Como o conteúdo programático foi elaborado?
Nosso conteúdo abrange todos os
objetivos de aprendizagem da Educação
Infantil previstos na
Base Nacional Comum Curricular.
Sobre a parte técnica, o currículo foi planejado atendendo às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, na observância das Competências Gerais da Educação Básica e das normas de elaboração de currículos atualizados incluindo a Matriz de saberes .
Os 6
direitos
de aprendizagem são: conviver,
brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
-
- Existem avaliações formais, notas ou reprovação na Educação Infantil?
Não. Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, “não devem
existir práticas inadequadas de verificação da aprendizagem, tais como
provinhas, nem mecanismos de retenção das crianças
na Educação Infantil.”
Conforme regra da LDB,
“a avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das
crianças é sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino
fundamental.”
Acompanhe os progressos das aprendizagens da criança, observando
suas conquistas e avanços.
- A alfabetização é um objetivo previsto para qual série ?
Sobre o processo de alfabetização, a BNCC escreveu: “Embora, desde que nasce
e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes
práticas letradas, é nos anos iniciais (1º
e 2º anos)
do Ensino Fundamental
que se espera que ela se alfabetize.”
Ou seja, segundo a Base, o ano de escolaridade limite para uma pessoa
aprender a ler e escrever é o 2º ano.
Apesar desta afirmação, muitas escolas particulares colocam a alfabetização
como meta para o final da 1º série, o que é desejável e
perfeitamente possível dependendo do método utilizado. Aqui na Pré-escola.com.br, a criança vai iniciar o processo de alfabetização conhecendo as letras, os sons (fonemas) e as sílabas para poder formar palavras e frases. Através da escuta de áudios de fábulas e outros bons textos do universo infantil vamos juntos despertar o prazer de ler na criança. Para saber mais sobre métodos de alfabetização você pode assistir estes vídeos 1 e 2.
-
Depoimento de mãe de estudante de 4 anos :
Comunidade e redes sociais
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